A realização do Projeto RUMO é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama, para a produção de petróleo do Campo de Baúna, localizado na Bacia de Santos, de responsabilidade da empresa Karoon Energy.

A Karoon Energy é uma empresa internacional de exploração e produção de petróleo e gás com ativos no Brasil, Estados Unidos da América (EUA) e Austrália. Desde novembro de 2020, a Karoon passou a operar o Campo de Baúna, localizado na Bacia de Santos, a uma profundidade entre 230 e 280 metros e a cerca de 210 quilômetros de distância do município de Itajaí, litoral de Santa Catarina. 

A atividade é realizada através de 12 poços interligados a uma unidade flutuante chamada FPSO Cidade de Itajaí, onde o petróleo é processado, armazenado e, então, transferido para um outro navio, que realiza a exportação do óleo cru.  

Para apoiar a atividade são utilizadas duas embarcações que trafegam semanalmente pela Foz do Rio Itajaí-Açu. Estas embarcações têm a função de carregar equipamentos e suprimentos da base de apoio instalada no Porto de Itajaí até o FPSO, trazer os resíduos gerados no FPSO para destinação final adequada em terra. Além disso, estão preparadas para atender incidentes de derramamento de óleo no mar, caso aconteçam.

Para transportar profissionais que trabalham no FPSO são utilizados helicópteros partindo do aeroporto de Navegantes (SC). Por utilizar o porto e o aeroporto, a Karoon Energy realiza projetos socioambientais na região. O Projeto RUMO é um deles.

Acompanhe nossas redes sociais

Empresa Executora

Empresa Operadora

Orgão Regulamentador

plugins premium WordPress