A realização do Projeto RUMO é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama, para a produção de petróleo do Campo de Baúna, localizado na Bacia de Santos, de responsabilidade da empresa Karoon Energy.

O Projeto RUMO iniciou as atividades em novembro de 2020, tendo como principal objetivo contribuir com a qualificação do debate público sobre a gestão compartilhada da Foz do Rio Itajaí-Açu. 

Nesta primeira Fase do Projeto, no período de novembro de 2020 a março de 2023 foram realizadas diversas ações no território, organizadas em três Linhas de Pesquisa: o Diagnóstico Regional de Conflitos, a Pesquisa de Tráfego de Embarcações e o Diagnóstico Audiovisual. 

Nas pesquisas foram estudados os diversos setores que utilizam a Foz do Rio Itajaí-Açu como a pesca artesanal, a pesca industrial, os terminais portuários, de transporte de veículos e passageiros, a base de apoio para a produção de petróleo, as atividades de turismo, esporte e lazer, os estaleiros de construção e reparo naval. 

O resultado das pesquisas realizadas na Fase 1 foram registrados na série audiovisual “Um Diagnóstico Audiovisual da Foz do Rio Itajaí-Açu”, dividida em sete episódios, que apresenta o que foi pesquisado em cada um dos setores identificados.  

A série audiovisual foi lançada e divulgada nas redes sociais do Projeto RUMO durante os meses de agosto a setembro de 2023. Neste período, até o mês de outubro de 2023, o número de visualizações no YouTube chegou a 30 mil.

Aqui você consegue assistir o resultado de todo esse trabalho, aproveite! 🔗

Diagnóstico Regional de Conflitos

O Diagnóstico Regional de Conflitos foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), tendo como principal objetivo identificar e entender as relações entre os principais setores presentes na Foz do Rio Itajaí-Açu, assim como os conflitos e as alianças decorrentes dos diferentes usos do mesmo espaço. 

A pesquisa foi desenvolvida por meio de dados secundários (referências bibliográficas) e primários, através de entrevistas virtuais e presenciais com representantes dos diversos setores que utilizam ou atuam na Foz do Rio Itajaí-Açu, totalizando cerca de 60 entrevistados entre o período de abril de 2021 a março de 2022. As informações e os resultados obtidos estão subsidiando a produção de uma dissertação de mestrado e o roteiro do videodocumentário produzido pela equipe de audiovisual. 

Conheça os resultados do diagnóstico nos vídeos a seguir:

Apresentação dos resultados no Evento Público 🔗

Episódio 7: O Futuro da Foz do Rio Itajaí-Açu 🔗

Pesquisa de Tráfego de Embarcações

A Pesquisa do Tráfego de Embarcações foi desenvolvida ao longo do ano de 2021, com foco no tráfego de diferentes e variadas embarcações que ocorrem na Foz do Rio Itajaí-Açu. O estudo, realizado por meio de dados secundários, teve como objetivo analisar tipos, rotas, intensidade e impactos das embarcações que utilizam a região, seja para pesca, lazer, esporte, turismo, transporte de cargas, entre outros.

A pesquisa contribuiu para um maior entendimento sobre o uso da zona marítima da Foz do Rio Itajaí-Açu, podendo ser utilizada como subsídio para reflexão e tomada de decisões sobre o processo de ordenamento dessa área, assim como em outras regiões do país que apresentam situações semelhantes.

A pesquisa esclareceu o baixo impacto da atividade da Karoon Energy no território, diante do intenso tráfego das demais embarcações que trafegam Foz do Rio Itajaí-Açu. A empresa opera apenas com dois barcos que trafegam semanalmente para levar suprimentos e equipamentos ao FPSO Cidade de Itajaí e trazer os resíduos para serem tratados de forma ambientalmente adequada.

Conheça os resultados da pesquisa neste vídeo 🔗

Pesquisa Audiovisual

A Pesquisa Audiovisual foi realizada no território no período de 12 meses de campo presencial de julho de 2021 a novembro de 2022. Neste período foram realizadas 48 entrevistas, totalizando mais de 100 horas de gravação.

O resultado da pesquisa gerou uma série audiovisual, dividida em sete episódios, que fala sobre as atividades desenvolvidas nos municípios de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Penha. A série conta com entrevistas de representantes dos principais setores econômicos que utilizam o espaço da Foz do Rio Itajaí-Açu e imagens dos quatro municípios que integram o recorte espacial do Projeto.

A equipe do Projeto RUMO entrevistou moradores, turistas, praticantes de esportes náuticos, trabalhadores de vários setores como o porto, estaleiro, indústria de óleo e gás, pescadores da pesca artesanal e industrial, empresários. Os episódios trazem informações sobre o território, a vida das pessoas e como funcionam os setores, sobre as dificuldades e as possibilidades das atividades e da vida na Foz. 

Ficha técnica:

Roteiro, narração, direção e edição – Vanessa Pedro, Daniel Isidoro e Matheus Nunes
Edição de imagem e animação – Giuliane Gava
Edição de áudio e trilha sonora – Daniel Izidoro
Ilustrações – Lenise Scharf
Supervisão – Ana Paula Sousa
 

Evento Setorizado

Na Fase 1 foi realizado o Evento Público Setorizado do Projeto RUMO, que aconteceu no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Participaram 50 representantes de todos os setores estudados pelo Projeto RUMO.  

O objetivo do Evento foi apresentar o resultado das pesquisas realizadas na Fase 1 do Projeto e promover, por meio de metodologias participativas, a reflexão e o debate entre os setores a respeito do território da Foz do Rio Itajaí-Açu e os conflitos ali mapeados.  

Veja alguns momentos do nosso evento nos vídeos a seguir:

Debate sobre o território da Foz do Rio Itajaí-Açu e o processo de gestão compartilhada 🔗

Apresentação do Diagnóstico Regional de Conflitos 🔗

Dinâmica Dança Circular 🔗

Dinâmicas Participativas 🔗

Acompanhe nossas redes sociais

Consultoria

Operadora

Orgão Regulamentador

plugins premium WordPress